domingo, 28 de setembro de 2014

BILINGUE AOS 13 MESES

Sempre sorridente e muito feliz
O bilinguismo precoce é uma realidade e é característico nas crianças que até aos três anos de idade aprendem a falar duas linguas ao mesmo tempo. Trata-se de um facto.
A minha Constança, atenta que começa a estar aos sons que ouve e tenta repetir surpreendeu-me um destes dias quando cheguei a casa depois de um estágio desportivo de 3 dias...
"A tua filha já fala inglês", informou-me a mãe, "queres ouvir?"
Desconfiei do que dali vinha, mas a minha alma encheu-se de curiosidade...
"(...) papá babado e meio palerma (...)"
"Constança", chamou a mãe, "diz: bye-bye!" 
Compasso de espera.
Eu sorria (aquele sorriso de papá babado e meio palerma que os pais costumam ter!) à espera de ouvi-la balbuciar qualquer coisa.
Ela, a filha-linda-do-pai, olhou para mim, levou a mão direita à cabeça, fez um sorriso maroto, e, sem hesitar, disse com uma completa perfeição: "bye-bye!", carregando sobremaneira nos "b´s".
Rimo-nos todos! Repeti para ela o mesmo "bye-bye" e ela "bye-bye", de novo!
"Quêêêêê???"
Foi uma paródia!
Nos dias seguintes ela até já respondia ao nosso "chau!, adeus!" com o bye-bye, fazendo a associação de que tudo significaria o mesmo.
Eu quis ir mais longe e comecei a pronunciar outras frases: "where are you from?, what´s your name?, how old are you"... e foi quando descobri que a minha filha, num ápice, também já falava angolano!!
Sim, eu disse "falar angolano" e não português (porque isso é o que ela tem estado a aprender), senão veja-se: às minhas divagações em inglês, ela fez um período em silêncio, como que a absorver o que ouvia e depois, para rematar e esclarecer o assunto respondeu apenas:
"Quêêêêê???"

1 comentário: