segunda-feira, 16 de abril de 2012

SCUTS: BORLAS VÃO ACABAR

"(...) ... mais valia ser grego, ou espanhol, ou qualquer outro nacionalista bárbaro (...)"
Estão a prazo as viagens que foram entendidas como "descriminação positiva" e que permitiram que se atirasse areia para os olhos de quem via claramente que a história das SCUTS estava mal contada e que se estava a meter a mão nos bolsos dos portugueses. A partir de 30 de Junho (e não creio que vá haver adiamentos), acabam-se as dez "borlas" e todos pagam a doer!

Em retrospectiva, esta é uma história fácil de se contar: primeiro vieram com a história de que teríamos estradas em condições e Sem Custos para os Utilizadores (SCUTS), e toca a acabar com as estradas nacionais e municipais que iam cumprindo com a missão de fazer correr o trânsito e levar-nos a todos para o trabalho, para o lazer ou de regresso a casa. Toca a acabar porque merecíamos ter mais e melhor e porque havia dinheiro que nos era dado para que se modernizasse a rede de estradas. Pagámos o transtorno das obras, mas... por uma causa justa "esperemos que valha a pena!", íamos dizendo para consolo!

E valeu! Valeu bem a pena ter suportado o pó, as filas de trânsito infernais, a chapa que foi amassada em acidentes motivados pela distracção de quem se detinha a apreciar o andamento das obras... valeu bem a pena superar todos aqueles inconvenientes pois o resultado era de facto... muito melhor do que estava antes! Assim o sentiam os utentes na A28, na A29, na A25, na A23... e até deu para, no meio, se "infiltrar" uma auto-estrada "fantasma", a A17, que ninguém se importou, tal era o estado de êxtase!...

Pórticos em vez de pessoas
Mas foi sol de pouca dura...
Quando menos se esperava começam a ser anunciadas cobranças nestas tais de estradas Sem Custos para o Utilizador e até mesmo aqueles que pouco ou nada tinham (A24, A22, IP4...), mas que podiam garantir uma maior aproximação aos seus e à terra se tudo isto fosse, de facto, para funcionar como inicialmente prometido, também eles se vêm, de repente, roubados. Traídos!

Pelo meio ainda se assistiu à mais abusiva das medidas na concertação que se fez com as auto-estradas da BRISA; sim, porque ninguém me convence com esta história de que os identificadores que passariam a ser obrigatórios com a entrada em vigor dos pórticos electrónicos estavam mesmo esgotados!! Ou então, mais uma vez e sem que alguém o tenha atestado, foi mais um claro sinal de completa incompetência dos governantes e organismos que vamos tendo!

As agora chamadas de ex-SCUTS (que ousadia mais descabida!!) estão em vigor (leia-se pagamento) desde Outubro de 2010 e neste momento a ASCENDI (a empresa que implementou o sistema de cobrança electrónico, gere os pagamentos e domina mais de 1300 km de estradas nacionais) ainda está a cobrar passagens por pórticos que se efectuaram há mais de um ano!
Estas medidas de "paga SCUT - não paga SCUT", foram esgrimidas entre governos PS (na altura no poder) e PSD (então oposição e agora poder). Se os primeiros tinham como meta ter criado 300 mil postos de trabalho e se os segundos vivem a maior taxa de desemprego de sempre, porque razão, a haver pagamentos nessas estradas Sem Custos para o Utilizador, foram colocados pórticos em vez de pessoas? Pessoas a quem se asseguram postos de trabalho, pessoas que em sentido inverso, contribuiriam para que os números do desemprego fossem, pelo menos, aligeirados?

Cobrança de portagens nas SCUTS são ilegais
Mas ainda sobre a "clareza" a que me referi atrás: estariam esgotados os identificadores?
Como é que pode ser possível que apenas 200 mil unidades tivessem sido disponibilizadas se passaria a ser uma medida obrigatória?
Quanto é que facturou a BRISA com o "desvio obrigatório" que então os portugueses passaram a fazer pelas tradicionais portagens para evitar o transtorno de se deslocarem aos CTT para fazer o pagamento referente a passagens nas SCUTS?
Alguma vez foram publicados números referentes a esse período em portagens da BRISA que até então eram meros pontos de passagem esporádica?
E os CTT, quando é que vão estar organizados para facilitar os pagamentos? E, afinal, quanto tempo depois?
E os custos acrescidos que foram criados pelo simples facto de se fazer o pagamento nos CTT? É justo?

É este o país de gente conformada e comida pelos sucessivos governos de merda que vamos tendo?
Então, para isso, mais valia ser grego, ou espanhol, ou qualquer outro nacionalista bárbaro que manda toda essa escumalha de políticos aos arames e que por muito menos paralisa tudo e luta com todos, pá!!

Ao que parece a Comissão Europeia considerou ilegais as cobranças de portagens em todas as SCUTS e ameaça mesmo apresentar queixa contra Portugal no Tribunal Europeu de Justiça caso a situação não seja reposta. A situação pode até parecer favorável, mas não vale de nada festejar nesta fase porque isto ainda é chão para dar uvas e só em processos pode arrastar-se por mais alguns anos!

Mais, tenho para mim que quem vai acabar por resolver isto por nós, vão mesmo ser os espanhóis, porque eles (ou qualquer outro Estado membro) podem apresentar queixa por violação do direito comunitário.

Em nome do turismo e dessa tão badalada crise que por aí se fala, eles que actuem e depressa para que se desate o nó que está a estrangular a entrada em Portugal de milhares de visitantes espanhóis - e ingleses e franceses, e italianos, e holandeses... - que usam a A28, ou a A22 ou a A25 como portas de entrada e que também eles ao sentirem-se roubados dizem que não voltam.

Parece que se confirma e que estamos mesmo em estado de mudança pois agora são eles, os espanhóis, que dirão que de Portugal, nem bom vento, nem bom casamento!...

Sem comentários:

Enviar um comentário